A World Triathlon (federação internacional da modalidade) e os organizadores dos Jogos de Paris-2024 decidiram adiar a disputa do triatlo masculino, originalmente marcada para a manhã desta terça-feira, 30, na capital francesa, madrugada no horário de Brasília. O motivo foi a poluição do rio Sena, causada principalmente pelas fortes chuvas que atingiram a capital francesa no último fim de semana.
O rio vai receber as provas de natação do triatlo masculino, que agora está previsto para esta quarta-feira, 31, a partir das 5h45 (horário de Brasília). Antes, a partir das 3h (horário de Brasília) de quarta, está prevista a competição feminina. O triatlo misto, que reúne equipes de homens e mulheres, continua agendado para a próxima segunda, dia 5 de agosto.
De acordo com um comunicado emitido pela federação internacional da modalidade, a decisão de adiar a disputa marcada para esta terça foi tomada em conjunto com as autoridades municipais de Paris, baseada também nas condições meteorológicas. A World Triathlon afirma que a realização das provas vai depender de novos testes de qualidade na água do Sena para que os níveis de poluição estejam dentro dos limites estabelecidos pela federação para a prática da natação.
“Paris-2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade hoje é a saúde dos atletas. Os testes realizados no Sena hoje revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz um trecho do comunicado oficial.
O percurso do triatlo – que combina natação, ciclismo e corrida na mesma prova – terá início na ponte Alexandre III, no centro de Paris. Inaugurada no ano de 1900, o local é uma das mais famosas pontes da cidade. Além do triatlo, as provas da maratona aquática também estão previstas para nas águas do rio Sena. A data original ainda não foi alterada: dias 8 e 9 de agosto, para o feminino e masculino, respectivamente.
O Brasil conta com um total de quatro atletas classificados no triatlo. No masculino, competem Manoel Messias e Miguel Hidalgo. E no feminino vão participar Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes.
*Com Agência Brasil