Hugo Calderano e Truls Moregard fizeram nesta sexta-feira, 2, uma grande partida de tênis de mesa. Apesar de mais bem colocado no ranking, o brasileiro sabia que não teria facilidade no confronto. Do outro lado estava um sueco que eliminou o chinês Chuqin Wang, número 1 do mundo e que era amplamente favorito ao ouro. Em um jogo de reviravoltas, o brasileiro perdeu a semifinal por 4 a 2 e agora irá disputar o bronze.
Desde o início, era sabido que o jogo seria nervoso, mas ninguém imaginou todo o drama que teria pela frente. No primeiro set, Calderano foi muito bem, ficando sempre à frente no placar e abrindo grande vantagem. O brasileiro chegou a fazer 10 a 4, tendo muitas chances de fechar, mas o sueco foi enfileirando pontos e virou, vencendo por 12 a 10.
Calderano tinha que voltar bem para o segundo set e conseguiu. A partida era equilibrada, novamente a parcial foi acima de 11, com os dois atletas tendo oportunidades de fechar, mas o sueco foi mais calmo e fez 16 a 14.
O terceiro set era decisivo para o brasileiro. Calderano mostrou força mental e se recuperou. Venceu por 11 a 7, primeiro set que acabou em 11. No quarto, no entanto, o sueco logo largou na frente e conseguiu manter a vantagem, fechando a parcial por 11 a 7.
No quinto set, era vencer ou vencer para o brasileiro. A parcial começou mais uma vez muito equilibrada, ponto a ponto, até o fim. Calderano teve duas oportunidades de fechar e conseguiu fazer no 12 a 10.
Era um jogo altamente nervoso, mais uma vez disputado ponto a ponto. O sueco chegou a fazer uma sequência de pontos e abrir 8 a 5. Calderano até encostou no placar, mas o sueco fechou por 11 a 8. O brasileiro agora vai disputar a medalha de bronze.