O brasileiro Marcus D’Almeida tinha uma árdua missão pela frente neste domingo, 4, no tiro com arco: derrotar o sul-coreano Woojin Kim, atual campeão olímpico e já detentor de duas medalhas de ouro nos Jogos de Paris-2024, pelas equipes mista e masculina. Em um dia em que o rival estava inspiradíssimo, na Esplanade des Invalides, Marcus foi derrotado por 7 a 1 e não passou das oitavas de final da competição.
“Eu enfrentei um atleta fantástico, que já tem dois ouros só aqui em Paris. Eu estava com uma margem de erro muito pequena, ele fez um 29 e o resto tudo 30. Há dias e dias, mas hoje não era o meu”, comentou o brasileiro após o confronto, em que viu seu oponente acertar na “mosca” (nota 10) em 11 das 12 flechadas.
O brasileiro acredita que não ter ido bem na fase de classificação pesou na sua eliminação, já que acabou pegando um chaveamento muito difícil, e precisou competir contra o número 2 do ranking mundial e oriundo de um país de muita tradição na modalidade. A Coreia do Sul já conquistou em Paris-2024 cinco medalhas, quatro delas de ouro.
“Paguei o preço de não ter feito um classificatório tão bom, de ficar um pouco abaixo, e acabei pegando-o nas oitavas. Se eu estivesse numa outra chave, a história talvez fosse diferente. É um ensinamento para que, nas próximas Olimpíadas, eu tente me classificar melhor”, finalizou Marcus.
*Com Comitê Olímpico do Brasil