Tatiana Weston-Webb vai brigar pela medalha de ouro no surfe feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira passou pela costarriquenha Brisa Hennessy na semifinal e avançou para disputar o título no mar de Teahupoo, no Taiti, contra a atual campeã mundial Caroline Marks ainda nesta segunda-feira, 5.
A gaúcha surfou a primeira onda depois de sete minutos de bateria e conseguiu um 2.67. Brisa entrou em ação na sequência e alcançou apenas 1.93.
Foi então que veio o momento decisivo da bateria. Tati tinha a prioridade e remou para pegar a onda, mas Brisa não percebeu e também entrou na disputa. A costarriquenha acabou punida com perda da segunda maior nota da bateria e ficou em situação delicada.
Brisa até conseguiu assumir a liderança momentaneamente com um 4.83, mas Tati respondeu rápido com notas 5.33 e 5.30, para garantir a vitória com tranquilidade, já que Brisa só poderia somar 10.00 com a punição. A brasileira ainda conseguiu um 8.33 e terminou com a soma de 13.66 contra 6.17 da última surfada pela rival.
Tati volta ao mar a partir das 21h57 (horário de Brasília) para disputar a final contra Marks. A norte-americana eliminou a francesa Johanne Defay em uma bateria que terminou empatada e acabou decidida pela maior nota de Marks na melhor onda.