O Brasil está de volta à final olímpica no futebol feminino depois de 16 anos. Com uma grande atuação, a seleção atropelou a atual campeã mundial Espanha por 4 a 2 em Marselha e vai disputar ouro nos Jogos de Paris-2024 contra os Estados Unidos.
Depois da derrota para as espanholas que quase eliminou a seleção na primeira fase, o Brasil entrou disposto a dar o troco e não demorou para abrir o placar em uma lambança da defesa rival logo aos cinco minutos. Priscila pressionou a goleira Cata Coll, que tentou dar um chutão e carimbou a zagueira Paredes. A bola foi parar no fundo do gol e o Brasil abriu vantagem na semifinal em um lance totalmente inusitado.
A seleção aproveitou o apagão da equipe espanhola e pressionou em busca do segundo gol. Foram pelo menos mais duas boas chances com Gabi Portilho e Ludmila antes dos 20 minutos. A Espanha só acordou aos 28 no chute de Jenni Hermoso defendido por Lorena.
Mesmo sem Marta, suspensa pelo segundo jogo seguido pela expulsão contra a própria Espanha, o Brasil conseguia se impor e voltou a desperdiçar uma oportunidade clara com Priscila. Ela saiu cara a cara com Cata Coll, mas bateu à direita do gol. O domínio finalmente se transformou em bola na rede nos acréscimos, quando Yasmin cruzou na medida e Gabi Portilho bateu de primeira para fazer 2 a 0.
O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro. O Brasil chegou com muito perigo três vezes nos primeiros minutos e por pouco não matou a classificação. A Espanha continuava com dificuldades no setor ofensivo e viu a vaga na final praticamente ir embora aos 27 minutos. Adriana carimbou a trave, mas Gabi Portilho ficou com a sobra e ajeitou para a própria Adriana anotar o terceiro.
As atuais campeãs do mundo até esboçaram uma reação com o gol de Paralluelo aos 39, mas o dia era mesmo verde e amarelo. Kerolin marcou o quarto nos acréscimos e garantiu a goleada histórica do Brasil na semifinal. Nem o gol contra de Duda Sampaio nos instantes finais diminuiu a festa da seleção.
Em busca do tão sonhado ouro inédito, o Brasil vai disputar a final contra os Estados Unidos, que despachou a Alemanha com vitória por 1 a 0 na prorrogação na outra semifinal. A Seleção Brasileira tem como melhor resultado em Jogos Olímpicos as pratas de Atenas-2004 e Pequim-2008, ambas com derrotas justamente para as norte-americanas na decisão.
A final do futebol feminino em Paris-2024 será no sábado, 10, às 12h (horário de Brasília).