A alegria por conquistar um lugar no pódio dos Jogos Olímpicos de Paris se transformou em uma pequena frustração para Nyjah Huston. Apenas dez dias após faturar o bronze no skate street, o atleta norte-americano publicou um vídeo nos stories do Instagram e mostrou a medalha bastante danificada. Com isso, ele não perdeu a chance de criticar o material utilizado pelos organizadores.
“As medalhas olímpicas são bonitas quando estão novas, mas depois de ficar em contato com a minha pele, com um pouco de suor e deixar meus amigos usarem no fim de semana, elas aparentemente não têm tanta qualidade quanto você pensa. Parece que a medalha foi para a guerra e voltou”, afirmou Nyjah em seu perfil na rede social.
O renomado skatista também mostrou a parte frontal da medalha e deu sequência às reclamações. “Até a parte da frente está começando a lascar um pouco. Medalhas olímpicas – talvez seja preciso melhorar um pouco a qualidade.”
As medalhas dos Jogos de Paris-2024 foram projetadas pela joalheria parisiense Chaumet e possuem dois lados distintos. O da frente tem um hexágono de 18g que é feito de ferro retirado da Torre Eiffel cercado por ranhuras armadas que evocam raios de luz. Do outro, a deusa grega da vitória, Nike, é representada no centro com a Acrópole de um lado e a Torre Eiffel do outro.
No caso de Nyjah, a medalha de bronze pesa 525g e é feita de liga de cobre, estanho e zinco.