A Itália não deu chances aos Estados Unidos na final do vôlei feminino, na manhã deste domingo, 11, e conquistou o inédito ouro olímpico para o país nos Jogos de Paris-2024. Com uma atuação impecável, as italianas atropelaram as norte-americanas e venceram por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/20 e 25/17, em apenas 1h13 de partida.
Basta uma rápida olhada nas estatísticas do jogo para perceber o domínio da Itália sobre os EUA, que havia derrotado a Seleção Brasileira na semifinal. Enquanto as italianas conseguiram 11 bloqueios, as norte-americanas passaram em branco no fundamento que foi uma das principais armas contra as brasileiras.
No saque, as italianas também foram superiores, somando sete aces contra três das adversárias.
Embora todas as jogadoras da Itália tenham atuado em seu mais alto nível, a oposta Paola Egonu mais uma vez mostrou por que é considerada uma das maiores atacantes do mundo e foi a maior pontuadora da partida, com 22 pontos no total.
Depois de bater na trave algumas vezes com o time masculino, coube à equipe feminina conseguir o tão sonhado ouro para a Itália, e sob o comando de Julio Velasco, técnico vice-campeão olímpico com os homens nos Jogos de Atlanta-1996.