Duas semanas de recordes batidos, vitórias inesquecíveis e momentos emocionantes que serão lembrados eternamente. Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 se despediram oficialmente neste domingo, 11, em uma Cerimônia de Encerramento com cerca de 80 mil espectadores no Stade de France.
A celebração começou com reconhecimento ao maior medalhista dos Jogos de Paris. Ganhador de quatro ouros e um bronze, o nadador francês Leon Marchand abriu a cerimônia apagando a pira olímpica localizada no Jardim de Tuileries e foi responsável por levar simbolicamente a chama sagrada ao palco da festa.
O hino francês executado por uma orquestra deu as boas-vindas aos atletas dos 205 países participantes dos Jogos que se reuniram ao redor do mapa-múndi estilizado no centro do gramado. Campeãs olímpicas no vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia foram as porta-bandeiras do Brasil no desfile. Elas representaram o inédito protagonismo das mulheres brasileiras na competição. Das 20 medalhas obtidas pelo País, 12 foram alcançadas pelo talento feminino.
A parte artística da cerimônia trouxe um encontro do viajante dourado com o mascarado da Cerimônia de Abertura. A apresentação musical repleta de luzes terminou com os anéis olímpicos projetados no alto do estádio em uma mensagem de união dos povos.
Último pódio
Em uma Olimpíada marcada pela equidade de gênero, a última entrega de medalhas colocou três mulheres no pódio pela primeira vez. O ouro da maratona ficou a holandesa Sifan Hassan Tigst Assefa, da Etiópia, levou a prata e Hellen Obiri, do Quênia, recebeu o bronze.
Passagem de bastão
A prefeita de Paris Anne Hidalgo entregou a bandeira olímpica de cidade anfitriã das Olimpíadas de 2028 à prefeita de Los Angeles, Karen Bass. Ela estava acompanhada da lenda da ginástica Simone Biles, que chamou a atenção por usar uma bota ortopédica.
A estrela HER cantou o hino norte-americano e deu continuidade à passagem de bastão com a presença de Tom Cruise, um dos astro de Hollywood, a casa do cinema mundial. O protagonista de “Missão Impossível” desceu de tirolesa do alto do Stade de France, acelerou a borde uma moto e iniciou a viagem rumo aos Estados Unidos.
Um clipe ao som da banda Red Hot Chilli Peppers mostrou os atletas americanos Kate Courtney, Michael Johnson e Jagger Eaton carregando a bandeira olímpica por Los Angeles. O passeio terminou em um show em Venice Beach com shows de Billie Eilish e Snopp Dogg. Ao som de My Way, a cantora francesa Yseult encerrou a cerimônia no Stade de France com uma grande queima de fogos de artifício.
Agora começa a contagem regressiva para a próxima festa do esporte mundial. Los Angeles vai receber os Jogos Olímpicos pela terceira vez na história entre os dias 14 e 30 de julho de 2028.