Gabriel Bortoleto estaria na lista de pilotos desejados pela Audi para ser companheiro de Nico Hulkenberg. Uma contratação que já seria feita para 2025, o que colocaria um brasileiro de volta ao grid da Fórmula 1 em tempo integral pela primeira vez desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017.
Antes de falarmos de Bortoleto, a Audi tem recebido olhares de desconfiança quanto ao seu projeto na Fórmula 1. Ano passado, se falava até mesmo de que a marca alemã poderia desistir da iniciativa, mesmo após comprar a Sauber.
Recentemente, contrataram Mattia Binotto, ex-Ferrari, para ser líder do projeto, após disputas internas entre Andreas Seidl, ex-CEO da Sauber, e Oliver Hoffmann, ex-presidente do conselho da Audi.
Se considerarmos que 2024 e 2025 são anos no ‘limbo’, com a Sauber estampando o nome da equipe, não acho que a oportunidade é a ideal para este momento. Porém, se ela pintar, Bortoleto precisa abraçá-la.
Como em quase tudo na vida, boas chances não aparecem de portas escancaradas, mas de pequenas frestas. Primeiro, você precisa entrar, passar por esse pequeno espaço e, a partir daí, mostrar do que é feito. Então, crescer, procurar uma melhor oportunidade e, enfim, realizar os sonhos de vitórias e título na Fórmula 1.
Vamos lembrar que são apenas 20 carros na categoria, as chances são cada vez mais raras. Para a atual temporada, o grid se manteve o mesmo.
Se a oportunidade pintar, Bortoleto tem de abraçá-la. Infelizmente, seria a mesma chance que pingou na frente de Felipe Drugovich. Bem, não é tão a mesma, pois envolvia a vaga para 2024, sem Audi na parada. Mas é como disse acima: primeiro, precisa entrar. No caso do Drugo, o bonde passou.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.