Mais de uma década depois, Felipe Massa continua ressentido com a Ferrari e o ex-companheiro Fernando Alonso por causa de um acontecimento de 2010. Naquele ano, no GP da Alemanha, o brasileiro liderava a prova quando ouviu pelo rádio da equipe a mensagem que ficou famosa, com um pesado sotaque italiano: “Fernando is faster than you” (Fernando está mais rápido do que você, na tradução em português). Era a deixa para dar passagem ao espanhol, que venceu a corrida. Para o ex-piloto de Fórmula 1, aquele foi um dos dias mais tristes da sua vida.
Massa não ficou nada contente com a decisão, pois sentiu que a Ferrari, seu time na época, lhe roubou uma vitória que ele considerava merecida. Embora Fernando tivesse ritmo para ultrapassá-lo, a equipe preferiu evitar uma batalha na pista, que poderia acabar mal, além de garantir que Alonso acumulasse o máximo de pontos possível. Naquela altura, ele brigava com Sebastian Vettel, então na Red Bull, pelo título.
Além disso, Felipe não estava no seu melhor momento, um ano antes, exatamente no mesmo dia do GP da Alemanha, ele havia sofrido um acidente quando uma peça do carro de Rubens Barrichello soltou e atingiu na cabeça do compatriota, o que levou Massa a ficar internado em coma por alguns dias. Essa situação agravou ainda mais a dor de perder a possível vitória, especialmente porque ele não conquistou mais nenhuma vitória depois do Grande Prêmio da Hungria em 2009 e foi muito criticado por isso.
O dia mais triste da sua vida
“Ninguém me disse que eu não era o mesmo. Obviamente, a imprensa me criticou muito porque, depois do meu acidente, eu não voltei a vencer uma corrida na Fórmula 1, mas estive perto várias vezes”, comentou um Massa decepcionado. “Infelizmente, me negaram a vitória na Alemanha, no dia 25 de julho de 2010, exatamente um ano após o meu acidente na Hungria”, acrescentou ele, demonstrando que ainda acredita que a vitória era sua e que Fernando não conseguiria ultrapassá-lo apenas pelo ritmo.
“Foi um dos dias mais tristes da minha vida. Depois disso, passei por um período diferente, porque não tinha mais um carro competitivo para lutar por vitórias, como tinha antes”, completou.
O acidente mudou a visão de Massa em relação a algumas coisas. Ele diz que passou a respeitar muito mais a vida, apesar de acreditar que seu estilo de direção não tenha mudado depois do acidente.
“Não sinto que tenha mudado no sentido de como eu era antes e como sou hoje. O que posso dizer é que hoje respeito muito mais a vida, a minha e a dos outros. Nunca pensamos que algo vai acontecer, mas quando acontece, valorizamos muito mais a vida. Eu valorizo a minha 100%, agradeço a cada dia e espero ter muito caminho pela frente para continuar desfrutando e pilotando, que é o que gosto de fazer”, comentou.