A Fórmula 1 chegou à sua pausa de verão com Oscar Piastri no topo da classificação do Mundial de Pilotos. O australiano de 24 anos vive sua melhor fase desde que estreou na McLaren, em 2023, e fez um reflexão sobre a evolução que o levou a se tornar um dos principais nomes da temporada 2025.
Com seis vitórias até agora no campeonato, um salto significativo em relação aos dois triunfos que teve em 2024, Piastri acredita que o diferencial neste ano foi a constância no desempenho.
“Este ano foi repleto de muitos outros dias bons. Melhorei como piloto, mas acho que consegui chegar mais perto do que acredito ser o meu melhor com mais frequência”, afirmou. “[Tenho] evoluído um pouco em muitas áreas”, explicou. “No ano passado, senti que tive alguns fins de semana muito fortes e que tinha o suficiente para vencer corridas nos meus dias bons. Mas houve muitos dias medianos e, às vezes, ruins entre eles.”
A consistência é justamente o que vem sustentando sua liderança no campeonato, com uma vantagem de nove pontos sobre o companheiro de equipe, Lando Norris. Embora o embate interno na McLaren esteja acirrado, Piastri demonstra maturidade ao falar da luta pelo título da categoria mais importante do automobilismo mundial.
“A maneira como você vence corridas no final da temporada é a mesma que no início. Você precisa ser mais rápido que todos ao seu redor e cometer o mínimo de erros possível. Esse aspecto não muda muito”, analisou. “Como eu disse, é ótimo ser consistente, mas se você está sendo constantemente derrotado, isso não é receita para um campeonato. É um ato de equilíbrio entre os dois”, falou o australiano.
Após as tradicionais férias de verão, a temporada da F1 será retomada a partir do próximo dia 29, quando começam as atividades para o Grande Prêmio da Holanda, no domingo, 31, com cobertura completa do BandSports.






