Assim que Everton e Brighton entrarem em campo neste sábado, 17, em Liverpool, na beirada do campo um alemão de 31 estará fazendo história. Aos 31 anos, Fabian Hurzeler se tornará o técnico mais jovem da história da Premier League.
Ao dirigir o Brighton, Hurzeler quebrará o recorde que até então era do galês Chris Coleman, que tinha 33 em 2003, quando treinou o Fulham.
Hurzeler é uma aposta do Brighton, que desde que retornou há Premier League, há sete anos, joga suas fichas em jovens jogadores, e agora técnico também. O alemão foi campeão da Bundesliga 2 na temporada passada, levando o St. Pauli de volta à elite alemã após 13 anos.
Nascido nos EUA, filho de pai suíço e mãe alemã, Hurzeler teve uma curta carreira como jogador. Atuou nas equipes B do Bayern de Munique e do Hoffeinhein antes de se tornar jogador-treinador no Pipinsried, uma equipe amadora do país.
Ainda durante esse período começou a se preparar para a carreira de técnico, tendo sido assistente nas seleções de base da Alemanha. Chegou ao St. Pauli nessa condição em 2020, tendo assumido como interino no final de 2022, sendo efetivado pouco tempo depois e levando o clube ao título na temporada 2023/24.
Agora ele chega a Inglaterra para o maior desafio da carreira. No Brighton, ele irá substituir o italiano Roberto de Zerbi, técnico amplamente elogiado por nomes como Pep Guardiola e que até chegou a ser cotado como substituto do espanhol no Manchester City.
O italiano, no entanto, resolveu seguir a carreira na França, no Olympique de Marselha, justamente por ter cobrado da diretoria do Brighton a contratação de jogadores mais experientes para levar o time a um novo patamar.
Sem acordo, ele partiu, e agora Hurzeler terá a missão de trabalhar com uma equipe bastante jovem, assim como ele.