Empurrado por sua apaixonada torcida, que compareceu em grande número no Maracanã, o Fluminense derrotou o Grêmio por 4 a 3 na disputa de pênaltis para se classificar às quartas de final da Copa Libertadores, na noite de terça-feira, 20. O confronto foi definido na cobrança de penalidades porque no tempo normal o Tricolor das Laranjeiras conseguiu devolver o resultado de 2 a 1 que a equipe gaúcha havia feito na partida de ida.
O Fluminense iniciou muito bem o confronto, pressionando o Grêmio, que foi a campo com uma formação conservadora, com uma linha de cinco homens na defesa (três zagueiros e dois laterais). O ímpeto da equipe das Laranjeiras era tamanho que o placar não demorou a ser inaugurado. Aos 13 minutos do primeiro tempo, o colombiano Jhon Arias cobrou escanteio na medida para o zagueiro Thiago Silva fazer de cabeça.
A equipe comandada por Mano Menezes continuou dominando o confronto e ampliou aos 27 minutos em outra jogada de bola parada. Após a pelota desviar no braço de Dodi dentro da área, o juiz, com auxílio do VAR, assinalou pênalti. Arias foi para a cobrança e não perdoou.
Após o intervalo, o Grêmio melhorou e, de tanto tentar, conseguiu descontar com o atacante Gustavo Nunes aos 30 minutos da etapa final após boa jogada de Monsalve. Como o placar permaneceu assim até o final dos 90 minutos, a vaga teve que ser definida na disputa de pênaltis.
Nas penalidades máximas, Ganso perdeu a primeira cobrança do Fluminense, mas o goleiro Fábio brilhou ao fazer duas defesas e garantir a classificação do Tricolor das Laranjeiras.
*Com Agência Brasil