Em sua primeira experiência como cabeça de chave em um torneio da ATP, João Fonseca não conseguiu confirmar o favoritismo e acabou superado pelo holandês Botic van de Zandschulp, número 86 do mundo. O brasileiro, atual 45º do ranking, foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (2), e se despediu na primeira rodada do ATP 250 de Bruxelas.
Fonseca começou bem, conseguindo uma quebra e liderando o primeiro set por 4/2, mas perdeu o ritmo, permitiu o empate e cedeu a parcial em um game longo em que chegou a salvar cinco set-points. No segundo set, voltou a liderar por 5/3 e teve um set-point, mas o adversário salvou e devolveu a quebra. No tiebreak, o holandês abriu 5-0 e confirmou a vitória.
O resultado marca a revanche de Van de Zandschulp, que havia perdido para Fonseca na Copa Davis do ano passado. Agora, o holandês avança para enfrentar o norte-americano Eliot Spizzirri, número 111 do ranking, nas oitavas de final.
Bruxelas foi o primeiro compromisso de Fonseca em torneios ATP desde o US Open, onde caiu na terceira rodada. Depois disso, o carioca brilhou na Copa Davis, vencendo dois jogos contra a Grécia, e também representou o Time Mundo na Laver Cup.
Na temporada, o jovem de 19 anos soma 21 vitórias e 14 derrotas no circuito principal, além de um expressivo retrospecto em Challengers, com 10 triunfos em 11 partidas. Seus próximos compromissos serão o ATP 500 da Basileia e o Masters 1000 de Paris.






