Bicampeão olímpico e recordista mundial do salto com vara, Armand Duplantis continua voando alto. O sueco quebrou sua própria marca pela décima vez ao ultrapassar os 6,26 metros na etapa de Silésia da Diamond League, no domingo, 25, na Polônia.
“É quase estranho e antinatural receber tanto amor e apoio da multidão quando eu compito”, disse Duplantis. “Eu vejo isso especialmente na Polônia. A energia neste estádio só melhora a cada ano. Meu primeiro recorde mundial também veio na Polônia, em ambientes fechados em Torun, então tenho ótimas lembranças daqui.”
No início do mês, Mondo já havia estabelecido um novo recorde mundial da modalidade durante os Jogos de Paris, quando saltou 6,25 metros após garantir a sua segunda medalha de ouro olímpica.
Durante a Olimpíada, em um Stade de France lotado e aguardando somente por ele, o atleta de 24 anos bateu o recorde olímpico e mundial, mas deixou a sensação de que ele poderia ir mais alto. Com o salto deste domingo na Polônia, ele quebrou sua própria marca pela terceira vez no ano.
“A pista aqui é maravilhosa, as condições hoje estavam perfeitas, tudo se juntou para me permitir fazer isso. Sei que muitas pessoas vieram aqui para me ver saltar, então eu queria fazer uma boa apresentação para elas. Este ano, me concentrei na Olimpíada, o recorde veio naturalmente porque eu estava em boa forma. Então, não estou surpreso com o recorde de hoje [domingo], mas estou grato”, acrescentou Mondo.
“É apenas sobre estar em boa forma e acreditar que você pode fazer isso. Eu sempre quero saltar o mais alto que puder e continuar me esforçando. Nunca dei um salto que parecesse absolutamente perfeito, então sempre sinto que posso fazer melhor”, finalizou Duplantis.