O sonho do tetracampeonato da Libertadores ficou mais distante para o Palmeiras. Com uma atuação irreconhecível no primeiro tempo, o Verdão perdeu para a LDU por 3 a 0 na altitude de Quito, no Equador, e ficou em situação complicada na semifinal.
O time equatoriano imprimiu um ritmo forte desde os primeiros minutos e contou com a apatia alviverde para abrir grande vantagem antes mesmo do intervalo. Aos 16 minutos, Quiñonez ganhou de Khellven na corrida e cruzou para Villamíl acertar uma pancada sem chances para Carlos Miguel. Pouco tempo depois, aos 24, o árbitro marcou pênalti após o toque na mão de Andreas Pereira dentro da área. Alzugaray cobrou bem e fez o segundo.
Dominado em campo, o Verdão até tentou reagir e criou uma boa chance com Vitor Roque, mas Domínguez saiu bem do gol e fez a defesa. Nos acréscimos, aos 46, Villamíl recebeu mais uma vez dentro a área e finalizou com desvio em Khellven para fazer 3 a 0.
Abel Ferreira mexeu no time no segundo tempo e promoveu as entradas de Giay e Sosa. Nos primeiros minutos, a equipe até conseguiu controlar a posse de bola e quase diminuiu na tentativa de Flaco López. Domínguez brilhou mais uma vez. Na reta final da partida, Sosa foi quem teve a chance de descontar, mas novamente o goleiro equatoriano cresceu e garantiu a ótima vantagem para o jogo da volta. Nos acréscimos, a LDU ainda ficou com um jogador a menos. O árbitro expulsou Bryan Ramírez após entrada dura em Giay revisada no VAR.
Agora, o Palmeiras precisará de uma goleada em casa para avançar à decisão da Libertadores. As duas equipes voltam se enfrentar na próxima quinta-feira, 30, no Allianz Parque, e só uma vitória por quatro gols de diferença garante a vaga ao time brasileiro no tempo normal. Um triunfo alviverde por três gols de vantagem leva a disputa para os pênaltis.






