O tênis brasileiro viveu um dia histórico neste domingo, 26. João Fonseca, de apenas 19 anos, conquistou o título do ATP 500 da Basileia ao derrotar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. A vitória, além de render o maior troféu de sua jovem carreira, também foi marcada por emoção, promessas inusitadas e uma homenagem comovente à família.
Visivelmente emocionado após a partida, Fonseca celebrou o feito e revelou a importância do apoio que recebeu dentro e fora das quadras. “É uma loucura, é difícil dizer. Nós passamos por muita coisa. Quero agradecer minha família e meu técnico. Meus pais iam para Paris e mudaram o voo de última hora para vir para cá. É um prazer jogar esse torneio, estou feliz”, declarou o brasileiro.
O carioca ainda contou que o clima entre ele e sua equipe foi leve mesmo antes da final — com direito a uma aposta curiosa: se conquistasse o título, rasparia o cabelo. Mas foi ao falar sobre a trajetória até o topo que Fonseca se emocionou de vez.
“Eles [meus pais] foram os que acreditaram em mim. Eu estava pensando em ir para a faculdade e eles me apoiaram, falaram ‘é sua escolha, vamos estar com você’. Não importa o que passasse, desde minha infância eles sempre me apoiaram. Desde os 11 anos minha mãe sempre viajava comigo. Esse título é para ela”, afirmou o jovem tenista, em lágrimas.
Com o troféu conquistado na Suíça, Fonseca atinge o 28º lugar no ranking mundial da ATP — sua melhor posição até agora — e entra no radar para ser um dos cabeças de chave no Australian Open de 2026.






