A Mercedes confirmou na manhã deste sábado, 31, o que todos já esperavam: o jovem italiano Andrea Kimi Antonelli irá substituir o heptacampeão Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari, a partir da próxima temporada da Fórmula 1. Com isso, a equipe alemã fecha a sua dupla de pilotos para 2025 com Kimi e George Russell.
Um dos entusiastas da promoção de Antonelli à F1, Hamilton fez questão de parabenizar seu substituto.
“Parabéns, Kimi Antonelli. Não tenho dúvida de que você vai acrescentar muito ao time ao lado de George no próximo ano”, escreveu Lewis em suas redes sociais.
Aos 18 anos, Antonelli tem uma carreira meteórica no automobilismo. Ele foi campeão da Fórmula 4 Italiana e Alemã em 2022 e da FRECA em 2023. Neste ano, ele estreou direto na Fórmula 2, pulando a F3, que seria o caminho natural. Apesar de um início de temporada bastante irregular na F2, mas recentemente venceu a sprint race da etapa da Inglaterra e a corrida principal na Hungria.
“É um sentimento incrível ser anunciado como piloto da Mercedes ao lado de George para 2025”, disse Kimi. “Chegar à Fórmula 1 é um sonho que tenho desde criança. Quero agradecer a toda a equipe pelo apoio que deu em minha carreira até aqui, pela fé que mostraram em mim. Ainda estou aprendendo muito, mas me sinto pronto para a oportunidade. Estarei focado em melhorar e entregar os melhores resultados possíveis para o time”, emendou ele.
“Também estou empolgado por me tornar companheiro do George. Ele veio do programa de jovens [pilotos], assim como eu, e é alguém que respeito muito. É veloz, vencedor de corridas e já me ajudou a melhorar como piloto. Estou ansioso para aprender mais com ele e entregar nas pistas”, acrescentou Antonelli, que na sexta-feira, 30, participou brevemente do primeiro treino livre, justamente no carro de Russell, e chegou a liderar a sessão pouco antes de rodar na Parabólica e bater na barreira de proteção.
Chefe da Mercedes e quem está apostando todas as fichas no jovem italiano, Toto Wolff está confiante na parceria entre Antonelli e Russell.
“Nossa dupla de pilotos para 2025 combina experiência, talento, juventude e velocidade pura. Estamos empolgados para ver o que George e Kimi entregam como pilotos, mas também como companheiros. Nossa dupla é perfeita para o próximo capítulo em nossa história. É também uma prova da força de nosso programa de jovens e confiança em nossos talentos”, falou Toto.
“Constantemente, Kimi mostrou talento e velocidade necessárias para competir em alto nível no nosso esporte. Sabemos que é um grande salto, mas ele impressionou nos testes este ano e terá apoio em todos os passos dessa jornada de aprendizado”, finalizou o dirigente.