Fernanda Yara, 38, conquistou neste sábado, 31, sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos, e foi logo de ouro. Ela venceu a prova dos 400m, da classe T47 (deficiência nos membros superiores), com o tempo de 56s74, o melhor tempo de sua carreira. A potiguar Maria Clara Augusto, 20, ficou com o bronze , com o tempo de 57s20. A venezuelana Lisbeli Vera Andrade completou o pódio, ela fez o tempo de 56s78.
Esta é a terceira vez que Fernanda Yara participa dos Jogos Paralímpicos. A atleta nascida em Curionópolis também disputou a edição de Tóquio-2020 e também a edição de Pequim-2008.
Após ficar no quase em Tóquio, onde chegou como a quarta melhor de sua categoria, Fernanda consolidou-se como favorita ao ouro com o bicampeonato mundial nos 400m, em Paris 2023 e em Kobe 2024.
Maria Clara Augusto também conquistou sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos. A jovem atleta foi prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze no Mundial de Paris 2023.
Fernanda tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Ela competia no atletismo convencional e migrou para o paradesporto em 2008.
Maria Clara tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Começou a praticar atletismo em um projeto da cidade onde morava, aos 11 anos. No ano seguinte, conheceu o esporte paralímpico após ser convidada para a seletiva das Paralimpíadas Escolares.
*Com Comitê Paralímpico Brasileiro