O fim do longo jejum de vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 fez até os adversários se renderem ao talento do heptacampeão mundial. Após o grande triunfo do inglês no GP da Grã-Bretanha no último domingo, 7, Helmut Marko deixou a soberba de lado e rasgou elogios ao piloto da Mercedes.
“Você só pode parabenizar Hamilton”, disse o consultor da Red Bull. “Ele se manteve bem em uma pista seca. Você então vê sua força em termos de gerenciamento de pneus. Nós podíamos ver que os pneus dele já tinham começado a granular um pouco. E nós achamos que ficaria tudo bem, mas isso mostra o mestre que ele é, que consegue ler uma corrida e que administra os pneus da maneira certa para que eles não entrem em colapso.”
“Lewis Hamilton fez um ótimo trabalho, e isso só mostra quanta experiência e velocidade ele ainda tem”, acrescentou Marko.
Hamilton não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP da Arábia Saudita de 2021. Ele pôs fim a uma longa espera de 945 dias e ampliou ainda mais seu recorde com 104 vitórias na categoria mais importante do automobilismo mundial.
A vitória que emocionou os torcedores ingleses no circuito de Silverstone ainda fez o multicampeão quebrar uma série de marcas históricas da Fórmula 1. Ele ultrapassou feitos de Michael Schumacher, Juan Manuel Fangio e Nigel Mansell, além de quebrar a “maldição” dos 300 GPs. Nenhum piloto que passou desse número de largadas na F1 conseguiu uma vitória novamente na categoria.