Uma longa escrita foi quebrada nesta quinta-feira, 5. Brasil e Argentina disputaram a semifinal do futebol de cegos nas Paralimpíadas de Paris-2024, após o 0 a 0 no tempo normal, a disputa foi para os pênaltis, e ai os argentinos foram melhor. É a primeira vez que o Brasil não vai ficar com o ouro da modalidade.
O Brasil tinha vencido todas as edições desde que o esporte entrou no programa paralímpico, em Atenas-2004. Apesar da queda, a seleção brasileira manteve o tabu de nunca ter perdido um jogo sequer da modalidade na Paralimpíada. Até aqui são 23 vitórias e oito empates.
A Argentina era uma grande rival, atuais campeões mundiais e parapanamericanos, os hermanos começaram as Paralímpiadas tropeçando, mas conseguiram chegar a final e vão brigar pela inédita medalha contra a França. O Brasil disputa o bronze contra a Colômbia.
Em Atenas-2004 e Tóquio-2020, o ouro brasileiro veio justamente contra a Argentina na final. As duas seleções são tão dominantes no esporte, que são as únicas campeãs mundiais. O Brasil com cinco títulos e a Argentina com três.
Na disputa dos pênaltis, deu Argentina por 4 a 3. Os goleiros brilharam com defesas, mas no final, o craque Ricardinho acabou acertando a trave, garantindo a vaga da Argentina na final.