Os judocas Arthur Silva e Willians Araújo brilharam na manhã deste sábado, 7, e conquistaram dois ouros para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Em sua terceira participação em Paralimpíadas, o potiguar Arthur, de 32 anos, conquistou sua primeira medalha paralímpica, e logo no lugar mais alto do pódio, com uma campanha impecável. O brasileiro venceu o britânico Daniel Powell por ippon na final da categoria até 90kg da classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz).
Nas quartas de final, Arthur bateu o uzbeque Turgun Abidiev, também por ippon, e na semifinal venceu o turco Yasin Cimciler, novamente por ippon.
Nos Jogos do Rio-2016, ele havia terminado na sétima colocação e em Tóquio-2020, na quinta.
Mais ouro
Na arena do Campo de Marte, na capital francesa, o paraibano Wilians Araújo, de 32 anos, faturou a sua primeira medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Prata no Rio-2016, o judoca derrotou na final da categoria acima de 90kg da classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz, o romeno Ion Basoc, por ippon.
Outro judoca brasileiro com campanha perfeita, Wilians superou nas quartas de final Yerlan Utepov, do Cazaquistão, por ippon. Já na semifinal, o brasileiro derrotou Ganbat Dashtseren, da Mongólia, também por ippon.