Rafael Nadal anunciou que não irá disputar a Laver Cup entre os dias 20 e 22 de setembro, adiando seu retorno às quadras após os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
O espanhol não jogou o US Open e era esperado que ele disputasse o torneio amistoso entre a equipe Europa e a do Resto do Mundo, mas em comunicado informou que não será possível. Agora o retorno do ex-número 1 do mundo é esperado para o Six Kings Grand Slam, em outubro, em Riad.
“Estou muito decepcionado em compartilhar que não poderei competir na Laver Cup em Berlim na próxima semana. Esta é uma competição por equipes e, para realmente apoiar a Equipe Europa, preciso fazer o que é melhor para eles. Neste momento existem outros jogadores que podem ajudar a equipe a alcançar a vitória. Tenho tantas lembranças maravilhosas e emocionantes de jogar a Laver Cup e estava realmente ansioso para estar com meus companheiros de equipe e Bjorn em seu último ano como capitão. Desejo boa sorte à seleção europeia e vou torcer por eles de longe”, disse Nadal, em comunicado.
O capitão da equipe Europa, o sueco Bjorn Borg, montará o time com o espanhol Carlos Alcaraz, o russo Daniil Medvedev, o alemão Alexander Zverev, o grego Stefanos Tsitsipas e o norueguês Casper Ruud.
Já a equipe do Resto do Mundo disputará o torneio com o argentino Francisco Cerúndolo, o australiano Thanasi Kokkinakis, o chileno Alejandro Tabilo e os norte-americanos Taylor Fritz, Ben Shelton e Frances Tiafoe.
Aos 38 anos, Nadal não falou sobre uma possível lesão para justificar a ausência, mas o espanhol vem sofrendo durante a temporada. Ele, por exemplo, só disputou um Grand Slam esse ano, Roland Garros, e caiu logo na estreia. Assim, os rumores sobre sua aposentadoria seguem aumentando.