Alison dos Santos, o Piu, está pronto para brigar pelo seu segundo troféu dos 400 metros com barreiras da Diamond League de Atletismo, principal liga mundial da modalidade. Campeão da edição de 2022, Piu quer deixar sua marca na história da final da competição, que neste ano acontece entre os dias 13 e 14 de setembro em Bruxelas, na Bélgica.
Nesta quinta-feira (12), o brasileiro treinou no King Baudouin Stadium, local da competição, e afirmou que está bem preparado para ir em busca de mais um título na carreira.
“Estou animado. Mais uma final, mais um título de Diamond League para disputar. Quero muito correr bem, terminar a temporada em grande estilo para levar para casa mais um troféu”, pontuou após realizar sua primeira movimentação no estádio da final.
Esta, inclusive, será a última competição oficial do atleta na temporada. Depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris-2024, em agosto, Piu participou da etapa da Diamond League de Zurique, na Suíça, no início de setembro e deu um susto: abandonou a corrida na metade da prova. Mas ele justificou a ação naquele momento e se mostrou bem fisicamente para a grande final da Diamond em Bruxelas.
“Estou saudável e tranquilo. Ali (em Zurique) foi um momento diferente, estava muito frio e no meio da prova eu senti um desconforto. Decidi parar para poder me resguardar e chegar bem e saudável aqui na final, em condições de brigar pelo troféu. Foi só susto. Estou bem e preparado para brigar pelo título”, enfatizou.
Piu aproveitou o treinamento desta quinta para sentir a pista do estádio e o clima de Bruxelas, que vem alternando sol e chuva. Ele elogiou a estrutura do King Baudouin Stadium e se mostrou mais confiante com a nova pista instalada no local.
“A pista é nova, eles trocaram a do ano passado. Eu quis vir logo para cá a fim de experimentar, sentir a pista. Ela está rápida. Gostei bastante e estou mais confiante ainda para a competição. A pista de antes não me batia muito, mas agora que eles trocaram tenho certeza que vai ser uma boa competição para mim”, finalizou.
*Com Comitê Olímpico do Brasil