O massacre do Palmeiras sobre o Criciúma coloca de vez o time na disputa pelo título brasileiro, se é que havia alguma dúvida sobre isso. Mas a combinação de tempo para descansar e treinar com o foco que Abel Ferreira injeta no seu elenco deixa mais escancarado que a briga é pra valer.
Com 20 minutos de bola rolando a parada já estava decidida, depois foi apenas administrar e fazer mais dois gols com facilidade para ganhar saldo de gols porque isso será importante caso o campeonato siga tão palmo a palmo até o fim.
Mas o Botafogo resiste fortemente na liderança. Em um jogo contra um adversário desesperado, mas agora vitaminado com contratações de peso (a maior delas, Memphis Depay, ainda não estreou), venceu o Corinthians por 2 a 1 em casa. O elenco é muito forte, mas o time tem um jogo da Libertadores no caminho no meio de semana contra o São Paulo. Desgaste inevitável, o que talvez faça o time poupar jogadores no fim de semana que vem no Brasileiro. E aí está a chance do descansado e focado Palmeiras.
Quem desgarrou levemente da turma foram Fortaleza e Flamengo. O time de Vojvoda está há três jogos sem vitória e parece ter batido no teto. E o Flamengo jogou bem, mas como em um clássico tudo é mais complicado, sofreu um gol no final do Vasco e agora está a oito pontos do líder, mas com um jogo a menos para disputar. Parece mesmo que vai rumar para tentar ganhar alguma copa (Libertadores ou Copa do Brasil).
Faltando 12 rodadas para o fim do campeonato seria muito precipitado reduzir a Palmeiras e Botafogo e briga pelo título. Mas são os dois times mais confiáveis indiscutivelmente.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.