Os dois melhores tenistas da atualidade tiveram jogos duros na manhã deste domingo, 6, no Masters 1000 de Xangai, mas mostraram por que lideram o ranking da ATP e avançaram à quarta rodada do torneio na China.
Número 1 do mundo, Jannik Sinner teve seu talento colocado à prova para vencer de virada o argentino Tomas Martin Etcheverry. Enquanto isso, Alcaraz, embora tenha triunfado em sets diretos, também teve que travar uma batalha diante do chinês Yibing Wu.
Sinner saiu perdendo para Etcheverry em uma partida muito equilibrada em seu início e apesar do revés conseguiu se recompor e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(3), 6/4 e 6/2, em uma hora e 39 minutos.
“Foi uma partida muito difícil, física [e] mentalmente, então estou muito feliz por passar por isso”, falou Sinner, que busca o sétimo título em 2024 em Xangai. “Senti que foi um set difícil que perdi. Tive minhas chances [de vencer o set], mas essas coisas podem acontecer.”
“Às vezes você tem que esperar por suas chances, [foi] o que eu fiz, tentando manter a calma mentalmente, e hoje essa foi a chave”, disse o italiano.
Batalha
De volta ao segundo lugar no ranking, Alcaraz foi exigido ao máximo pelo chinês Wu e teve de reviver alguns de seus melhores momentos no tênis para derrotar o dono da casa por 2 sets a 0, parciais de 7/6(5) e 6/3. Com este resultado, Carlitos chegou à sua 50ª vitória na temporada e se mantém invicto desde a chocante eliminação na segunda rodada do US Open, tendo vencido o ATP de Pequim na semana passada.
“Ele está recuperando seu nível. Está voltando de uma lesão, mas seu nível merece estar no topo, com certeza”, disse Alcaraz sobre Wu. “Se ele continuar jogando nesse nível, tenho certeza de que o verei por aí com mais frequência. Estou muito feliz por ter avançado.”
“Não quero dizer que fiquei surpreso, mas foi a primeira vez que joguei contra ele. Ele venceu [Nicolas] Jarry com muita facilidade, 6/2, 6/2, então isso é impressionante. Eu tinha que me concentrar em jogar o meu melhor. Não estou acostumado a sentir os sentimentos que tive na quadra. Ele é um jogador muito poderoso, joga muito forte, então senti que não estava dominando o jogo”, avaliou Alcaraz.