Autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo de 2010, Andrés Iniesta anunciou a aposentadoria do futebol nesta segunda-feira, 7, aos 40 anos de idade. O ídolo do Barcelona comunicou sua decisão em um vídeo publicado no Instagram com depoimentos de pessoas marcantes em sua carreira como os técnicos Pep Guardiola, Luis Enrique e Vicente del Bosque.
O ex-meio-campista fez história vestindo a camisa do Barcelona por 16 temporadas e se tornou um dos maiores jogadores da história do clube e do futebol espanhol. Ele conquistou 32 títulos pela equipe catalã, com destaque para quatro taças da Liga dos Campeões e nove do Campeonato Espanhol.
O Barcelona homenageou o jogador nas redes sociais e publicou várias imagens de Iniesta celebrando conquistas pelo clube com a legenda “o jogo não acaba.”
Após a trajetória histórica pelo Barça, ele se transferiu para o Vissel Kobe, do Japão. Depois, acertou com o Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, onde permaneceu até junho deste ano.
Pela seleção espanhola, Iniesta também brilhou e foi peça fundamental no único título mundial da Fúria. Na Copa da África do Sul, em 2010, ele foi o responsável por balançar a rede na prorrogação e garantir a taça na decisão contra a Holanda. Além disso, fez do grupo que conquistou a Eurocopa em 2008 e 2012.