As maiores estrelas do atletismo mundial vão disputar a Diamond League de 2025 em quatro continentes diferentes, em 14 dos mais prestigiados meetings de um dia. A final da competição organizada pela World Athletics será em dois dias e acontecerá em Zurique, na Suíça, em 27 e 28 de agosto do ano que vem.
O Brasil tem dois bicampeões da Diamond League, Alison dos Santos, em 2022 e 2024, nos 400m com barreiras, e Fabiana Murer, no salto com vara (2010 e 2014).
O caminho para o troféu de diamante começará em Xiamen, no dia 26 de abril, e permanecerá na China para o segundo meeting da temporada, em Xangai/Suzhou, no dia 3 de maio.
A série seguirá então para Doha, no Catar, e Rabat, no Marrocos, antes do primeiro evento do ano na Europa, em Roma, na Itália, no dia 6 de junho. Na sequência, a liga para em Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Paris (França). Vai para os Estados Unidos, com a etapa de Eugene, e volta para a Europa, com disputas em Mônaco e em Londres (Inglaterra) em julho, antes de entrar na reta final em agosto. Após os encontros na Silésia (Polônia), Lausanne (Suíça) e Bruxelas (Bélgica), a final da Diamond League retornará a Zurique, pela primeira vez desde 2022, de 27 a 28 de agosto.
Cada prova será disputada entre quatro e sete vezes até a final, dando a atletas, com toda a diversidade do atletismo, a chance de se classificarem. Os 32 campeões da Diamond League serão premiados no Weltklasse Zurich, com o icônico troféu de diamante e também prêmios recordes em dinheiro.
A Diamond League se encerra em agosto. Por isso, servirá de preparação e será uma prévia do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio-2025, marcado para o período de 13 a 21 de setembro.
*Com Confederação Brasileira de Atletismo