Em campo o River Plate até tentou, mas sem a menor criatividade empilhou cruzamentos na área com pouco perigo para a zaga do Atlético Mineiro, que administrou a vantagem de 3 a 0 construída em Belo Horizonte e deixou o tempo passar.
Este foi o resumo da partida entre o time argentino e o brasileiro no jogo de volta da semifinal da Libertadores. A classificação, convenhamos, estava encaminhada depois da atropelada mineira no jogo de ida.
Mas o que chamou a atenção na noite de Libertadores desta terça-feira e que deve se repetir na noite desta quarta-feira foi o nível de hostilidade e artimanhas que o time brasileiro teve de enfrentar desde que desembarcou em território adversário. A começar pelo ridículo foguetório nas proximidades do hotel em que a delegação estava hospedada (ok, este é um procedimento também adotado por aqui).
Mas além disso, foi criado todo tipo de dificuldade para o deslocamento do Atlético Mineiro para o estádio, com direito a polícia parar o ônibus da delegação no meio do caminho. Não adiantou nada porque o Galo está na final mesmo com a torcida do River lotando o Monumental, fazendo show pirotécnico (lindo por sinal) e apoiando o tempo todo.
Nesta quarta-feira em Montevidéu o cenário parece ainda pior. O governo uruguaio tentou impedir a presença de torcedores do Botafogo no estádio se dizendo incapaz de garantir a segurança dos brasileiros. A Conmebol protestou e, no fim das contas, o jogo mudou de local. Será no Centenário. Mas as promessas de hostilidades seguem vivas, vitaminadas pela imprensa local que vem fazendo campanha para a soltura dos arruaceiros que tocaram o terror nas ruas do Rio de Janeiro semana passada e que seguem detidos no Brasil.
Fato é que os brasileiros surraram seus rivais em campo nos jogos de ida, a Libertadores verá mais uma vez um campeão saído do Brasil. Neste cenário, os rivais parecem querer voltar a um passado em que a Libertadores era mais uma disputa de violência, artimanha e catimba do que de futebol.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.