O Brasil está oficialmente de volta à Fórmula 1! Nesta quarta-feira, 6, a Sauber/Audi oficializou os rumores que aumentaram no último fim de semana e anunciou um contrato de múltiplos anos com o brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 na temporada passada e atual líder da Fórmula 2.
O piloto 20 anos venceu a concorrência com o veterano Valtteri Bottas, atual titular da Kick Sauber. Franco Colapinto, novato da Williams, também foi especulado para a vaga nas últimas semanas.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Entrar para uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, pretendo crescer com este projeto ambicioso e atingir o auge do automobilismo”, disse o brasileiro.
“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de nutrir jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, acrescentou.
A entrada de Bortoleto na F1 encerra um jejum de sete anos do Brasil sem um piloto titular no grid. O último havia sido Felipe Massa, que deixou a Williams no fim de 2017. Nesse período, Pietro Fittipaldi disputou duas provas em 2020 pela Haas substituindo Romain Grosjean.
Com a chegada de Bortoleto, a Sauber terá uma dupla 100% nova na próxima temporada. A equipe já havia confirmado a contratação de Nico Hulkenberg, que vai deixar a Haas. Dessa forma, Bottas e Guanyu Zhou se despedem do time ao fim de 2024.