Em uma partida pouco criativa no ataque, o Brasil empatou com o Uruguai, por 1 a 1, nesta terça-feira, 19, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Com um ritmo forte, a etapa inicial foi de mais chances para os donos da casa. Aos 2 minutos, em uma triangulação pela esquerda, Gerson passou para Vinicius Júnior, que bateu de pé direito e a bola passou raspando na trave da meta adversária. Já aos 21 minutos, com um toque de Darwin Nuñez, Facundo Pellistri bateu cruzado, mas Gabriel Magalhães entrou na frente e afastou a oportunidade perigosa dos comandados de Marcelo Bielsa. Aos 22 minutos, Raphinha venceu seus marcadores após uma jogada de efeito e finalizou de canhota, mas a bola foi para fora. Em uma nova oportunidade, o camisa 10 da Seleção Brasileira arrancou por dentro e experimentou um chute de perna esquerda que saiu pelo lado direito da meta de Rochet. Nos acréscimos, aos 46 minutos, em uma batida de escanteio de Raphinha, Igor Jesus testou firme no gol adversário, entretanto, o goleiro uruguaio fez uma defesa à queima-roupa.
Depois do intervalo, o segundo tempo foi de mais intensidade para o lado dos atletas de Dorival Júnior. Aos 6 minutos, com um passe de Raphinha para o camisa sete brasileiro, Vinicius Júnior chutou de canhota, mas a bola passou do lado da trave esquerda de Rochet. Já aos 9 minutos, depois de um toque de Maxi Araújo, Valverde arriscou de pé direito e abriu o marcador da partida. Para rebater a situação ruim no jogo, aos 16 minutos, após um cruzamento de Raphinha, Saracchi afastou a bola, e no rebote, Gerson acertou um lindo chute de canhota e igualou o placar da partida. Em direção aos minutos finais, o jovem craque Estêvão tabelou com Lucas Paquetá, e na finalização, a joia do Palmeiras mandou a bola para fora. Sem mais outras oportunidades, foi encerrado o clássico entre as equipes sul-americanas e ficou marcado o segundo jogo sem vitória do Brasil nessa Data Fifa pelas Eliminatórias.
Com este resultado, a Seleção Brasileira desceu para a quinta colocação da tabela, com 18 pontos. Já os uruguaios permaneceram na segunda posição, com 20 pontos alcançados até então.
Na próxima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil enfrentará a Colômbia, em março de 2025, ainda sem uma data e estádio definidos. O Uruguai irá jogar contra a Argentina no mesmo oeríodo, com as mesmas situações impostas no jogo da seleção.