O sonho de Lando Norris conquistar o título da Fórmula 1 em 2024 praticamente foi por água abaixo depois do GP de São Paulo. O piloto largou da pole position e tinha a grande chance para encostar em Max Verstappen, que partiu apenas da 17ª posição. No entanto, o holandês brilhou em Interlagos e conquistou uma vitória épica que o deixou com uma mão na taça.
Às vésperas do GP de Las Vegas, Norris fez uma autocrítica e admitiu que não começou a temporada totalmente pronto para brigar pelo título. Ele destacou que essa foi a primeira vez que teve a oportunidade de lutar pelo topo da tabela e acredita que o aprendizado adquirido dará mais confiança para a próxima temporada.
“[Aprendi] Que eu tenho o que é preciso”, respondeu o britânico. “Acho que é a primeira vez nos últimos seis anos de F1 em que tivemos a chance de lutar na frente. Esta é a nossa, e minha, primeira oportunidade de fazer isso, e minha primeira oportunidade de ver onde estou”.
“Eu definitivamente não estava no nível que precisava estar no começo do ano, mesmo [depois de derrotar Verstappen para uma vitória inédita] em Miami. Desde as férias de verão, sinto que fiz um ótimo trabalho e tive um desempenho muito, muito bom — de longe, algumas das minhas melhores performances que já fiz”, acrescentou.
O piloto de 25 anos deixou claro que ainda precisa evoluir, mas ressaltou que agora já se sente mais confiante para brigar pelo título.
“Estou muito feliz com a forma como os últimos meses foram, honestamente. Eu não mudaria muitas coisas que aconteceram. Ainda preciso fazer ajustes e ainda preciso melhorar as coisas, isso está claro. Não estou completamente satisfeito com o que fiz e definitivamente sei que preciso fazer melhorias”, afirmou.
“Mas, pela primeira vez, estou confiante em dizer que tenho o que acho que preciso para lutar por um campeonato. Isso não significa que estou completo, não significa que sou perfeito. Quando você está competindo contra pilotos que estão perto disso, como Max, você tem que estar perto da perfeição se quiser desafiá-lo”, acrescentou.
O britânico está 62 pontos atrás de Verstappen e ainda tem chances remotas de faturar o título em 2024. Ele precisa fazer pelo menos três pontos a mais que o rival em Las Vegas para adiar a disputa para o GP do Catar, penúltima etapa da temporada.