Está acontecendo algo estranho no futebol inglês. O poderoso Manchester City comandado pelo gênio Guardiola perde. E perde… perdeu mais uma no fim de semana, desta vez no clássico local para o Manchester United com um gol no final.
O City dominou a área nos últimos anos, demonstrando uma superioridade rara no campeonato de clubes mais rico e mais estrelado do mundo. Foram quatro títulos seguidos, único clube a conquistar tal façanha na era Premier League. Foram seis conquistas nas últimas dez edições.
Mas algo aconteceu e este ano nada encaixou. Guardiola se desespera, mas seu time joga menos do que nos anos anteriores. Claro que já começam a pipocar os discursos de fim de ciclo, que o treinador catalão não consegue mais arrancar nada do elenco.
Talvez tenha chegado o momento que Guardiola já enfrentou e conseguiu sucesso em outros locais. Talvez seja a hora de uma nova abordagem. O tipo de futebol praticado pelo City é diferente daquele praticado no Barcelona que encantou o mundo, que também é diferente do jogo apresentado pelo Bayern de Munique que dominou a Alemanha quando lá esteve Guardiola.
Talvez não nesta temporada, mas quem poderá duvidar de que na próxima Guardiola siga no City e apresente alguma coisa diferente do que vem fazendo o seu time e que volte a brilhar? Eu não duvido.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.