O GP da Bélgica renovou o seu contrato com a Fórmula 1 e irá permanecer no calendário da categoria pelo menos até a temporada de 2031, anunciou a F1 na manhã desta quarta-feira, 8.
O novo acordo, no entanto, não segue os moldes tradicionais, e o GP da Bélgica será realizado em 2026, 2027, 2029 e 2031, além de 2025, mas ficará fora do calendário em 2028 e 2030, com o circuito de Spa-Francorchamps entrando na escala de anfitriões rotativos, o que deve se tornar comum na F1 devido à demanda europeia para receber provas.
No ano passado, 380 mil fãs compareceram ao autódromo durante o fim de semana de corrida, que teve como vencedor o heptacampeão Lewis Hamilton, então na Mercedes e que na ocasião conquistara o seu segundo triunfo na temporada e o quinto em Spa.
O circuito de Spa-Francorchamps é um dos mais tradicionais da categoria e um dos mais queridos por pilotos e fãs por reunir em seu traçado uma mistura de retas longas e curvas desafiadoras, como as famosas Eau Rouge e Raidillon.
“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que compuseram nosso primeiro campeonato, em 1950, então, ao darmos início ao nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar as notícias desta importante extensão”, disse Stefano Domenicali, CEO da F1.
“Spa-Francorchamps é justamente elogiada por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1”, acrescentou o dirigente italiano.
Nesta temporada, as atividades do GP da Bélgica acontecem de 25 a 27 de julho, incluindo o retorno da sprint race a Spa, e terão cobertura completa do BandSports.