O argentino Franco Colapinto foi anunciado pela Alpine como um dos pilotos reservas da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1.
O piloto de 21 anos surgiu no cenário da maior categoria do automobilismo mundial no ano passado, quando a Williams o convocou para substituir o demitido Logan Sargeant. Apesar da pouca idade, ele rapidamente se sentiu em casa ao volante de uma máquina de F1, chegando ao Q3 e marcando pontos já na segunda prova, no Azerbaijão.
Colapinto conquistou mais um ponto no GP dos Estados Unidos e, embora incidentes subsequentes tenham apagado um pouco o brilho de sua chegada , ele chamou a atenção no paddock e recebeu muitos elogios do chefe da equipe Williams, James Vowles.
A Alpine revelou que entrou em acordo com a Williams para garantir os serviços da Colapinto em um contrato de vários anos. Além do argentino, a equipe francesa terá Ryo Hirakawa e Paul Aron como reservas em 2025.
“Estou super animado por ter a oportunidade de me juntar à BWT Alpine Formula One Team”, disse Colapinto. “Primeiramente, quero agradecer à Williams por todo o apoio desde o momento em que entrei para a Academia até a última corrida em Abu Dhabi. Eles transformaram meu sonho de correr na Fórmula 1 em realidade, e sempre serei grato por isso.
“Agora, é hora de um novo capítulo, e assumir esse desafio com a BWT Alpine Formula One Team é realmente uma honra. Um grande obrigado a Luca [de Meo], Flavio [Briatore] e Oliver [Oakes] por acreditarem em mim e me receberem na equipe de braços abertos. Mal posso esperar para começar e ver aonde essa jornada nos levará”, acrescentou o argentino.