Com uma atuação de veterano, João Fonseca derrotou Andrey Rublev na manhã desta terça-feira, 14, e avançou à segunda rodada do Australian Open. O brasileiro de 18 anos não sentiu a pressão de enfrentar o número 9 do mundo logo em sua estreia em Grand Slams e mostrou por que tem sido considerado a sensação do tênis atualmente.
Sem aparentar nervosismo, João demonstrou muita força mental em momentos fundamentais do jogo e distribuiu uma grande variedade de golpes para fechar a partida em 3 sets a 0, parciais de 7/6(1), 6/3 e 7/6(5), para delírio dos brasileiros que acompanhavam o tenista carioca na Margaret Court Arena, em Melbourne Park.
“Eu simplesmente aproveitei cada momento nesta quadra incrível, é minha primeira vez jogando em um estádio enorme”, disse Fonseca. “Quero agradecer a essa multidão incrível. Há alguns brasileiros aqui… muitos brasileiros aqui torcendo por mim!”, vibrou João.
“Eu estava tentando não me pressionar, jogando com um cara do top 10 em um estádio enorme. [Eu estava] tentando chamar a multidão para me ajudar. Eu simplesmente aproveitei meu jogo. Isso é uma coisa sobre mim, é que eu jogo melhor nos pontos importantes, eu vou para os golpes. Essa foi a diferença hoje”, avaliou.
Número 112 do mundo no momento, João agora vai enfrentar Lorenzo Sonego (42º do ranking, na segunda rodada. O italiano derrotou o experiente Stan Wawrinka. Atualmente em 156º lugar, o suíço foi campeão do Australian Open em 2014.
O jogo
O primeiro set foi muito equilibrado, com os dois tenistas mantendo o saque com certa tranquilidade até o oitavo game, quando João teve de salvar um break point. Depois disso, a partida seguiu igualada até o tiebreak, quando o brasileiro entrou mais agressivo na devolução do serviço do russo e chegou a abrir 4/0. Com 6/1 no placar e cinco set points, Fonseca fechou a parcial com um belíssimo winner de devolução, para fazer 7/1.
Com sua habitual agressividade e jogando mais solto, Fonseca abriu 3/0 logo de cara no segundo set. Rublev esboçou uma reação, mas não foi suficiente para evitar a vitória do brasileiro por 6/3.
O terceiro set também começou equilibrado, mas Rublev veio com uma postura diferente e quebrou o saque de João no quarto game, o carioca, no entanto, devolveu a quebra em seguida e confirmou o serviço logo depois, para igualar a parcial, que também foi para o tiebreak. João abriu 4/0 e depois fechou em 7/5, para conquistar a sua primeira vitória em Majors.