A Aston Martin anunciou na quarta-feira, 26, a promoção de Adrian Newey a chefe de equipe na Fórmula 1 a partir de 2026.
A nova posição de Newey, contratado em 2025 como projetista do time, vem em meio a uma mudança no organograma do time.
Até o fim de 2025, o papel de CEO e chefe de equipe da Aston Martin na F1 continua com Andy Cowell. No entanto, a partir de 2026, Cowell assumirá o posto de diretor de estratégia, servindo como elo entre a equipe e as principais fornecedoras: a Honda (unidades de potência) e a Valvoline (combustíveis e lubrificantes).
Como chefe de equipe, Newey “vai conduzir a equipe técnica”, informou a Aston Martin, “incluindo as operações do carro à beira da pista”.
A promoção de Newey afasta os rumores de uma possível contratação de Christian Horner, ex-chefe de equipe da Red Bull. Os dois trabalharam juntos no time austríaco por duas décadas, mas saíram em meio a uma crise na cúpula da entidade. Horner está sem equipe.
Segundo a Aston Martin, com Cowell e Newey à frente, a ideia do projeto é “concentrar nas forças e na experiência de cada um, assegurando uma maior eficiência organizacional”.






