Carlos Alcaraz está de volta a uma final de Masters 1000. O número 3 do mundo superou o compatriota Alejandro Davidovich Fokina neste sábado, 12, com parciais de 7/6 (2) e 6/4, em 2h09 de partida válida pela semifinal em Monte Carlo. A vitória coloca o jovem espanhol na disputa por seu primeiro título na tradicional competição monegasca e o deixa a um passo de subir para a vice-liderança do ranking da ATP.
Com o triunfo, Alcaraz chegou à sua primeira final de Masters 1000 desde Indian Wells, em março de 2023, e alcança a terceira decisão seguida no saibro — sequência iniciada com o título de Roland Garros e a medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele vai enfrentar na decisão deste domingo o italiano Lorenzo Musetti, número 11 do mundo, que venceu o australiano Alex de Minaur de virada com parciais de 1/6, 6/4 e 7/6 (4).
Apesar da vitória por 2 sets a 0, Alcaraz teve trabalho. No primeiro set, chegou a sacar em 5/3 para fechar, mas foi quebrado por Fokina, que não se entregou facilmente. Mesmo assim, o atual número 3 do mundo mostrou frieza no tie-break, dominando com autoridade e fechando por 7 a 2. No segundo set, Alcaraz impôs seu jogo com consistência e potência nos golpes de fundo, sem conceder break points ao adversário.
Se vencer a final em Mônaco, Alcaraz ultrapassará o alemão Alexander Zverev no ranking e reassumirá a segunda colocação mundial, atrás apenas do italiano Jannik Sinner. O título em Monte Carlo também representaria o primeiro troféu de Masters 1000 de Alcaraz no saibro fora de Madri, onde foi campeão em 2022 e 2023.