A queda precoce na estreia do Masters 1000 de Paris diante do britânico Cameron Norrie, por 2 sets a 1, na terça-feira, 28, não foi bem assimilada por Carlos Alcaraz. Descontente por ter sofrido uma virada, o número 1 do mundo lamentou bastante a atuação abaixo do esperado e elogiou o desempenho do rival.
“Não me senti bem, cometi muitos erros. Joguei sem ‘feeling’, não senti a bola em nenhum momento. Além disso, Norrie também jogou em um nível altíssimo, foi muito sólido”, avaliou
“Não sei explicar o que aconteceu. Tive bastante treino aqui e me senti excelente, me movimentando bem, batendo na bola de forma fenomenal. Minhas ideias estavam claras. Estou muito decepcionado com meu nível”, lamentou Alcaraz.
Em duelo de 2h22, o espanhol começou bem e finalizou a primeira parcial por 6/4. Norrie reagiu rapidamente e desbancou a vantagem criada pelo espanhol – considerado um dos favoritos do torneio -, se aproveitando dos erros cometidos pelo rival e venceu as parciais seguintes por 6/3 e 6/4.
O último revés de Alcaraz em uma estreia foi no Masters 1000 de Miami, em março deste ano, contra o belga David Goffin, que também virou a partida e venceu com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3.
“Eu não sei. Cheguei aqui me sentindo muito bem, com muita energia. Cheguei aqui pensando que poderia ter bons resultados porque estava jogando um nível de tênis muito bom. Este é o melhor ano da minha carreira nos resultados de final de temporada”, continuou o tenista espanhol.
Derrota pode mudar o ranking
O tropeço do espanhol no torneio francês pode ter colocado em risco sua liderança no ranking mundial, já que o italiano Jannik Sinner segue vivo na disputa e pode recuperar a 1ª posição da ATP caso seja campeão do Masters 1000 de Paris.
“Conversei com outros jogadores, com minha equipe, me sinto muito bem. Em outras temporadas eu estava exausto, cansado fisicamente e mentalmente, mas este ano me senti muito bem. Não joguei no ATP de Xangai, fiquei em casa por muitos dias, relaxei, descansei e recarreguei as baterias, então não sei explicar o que aconteceu aqui”, desabafou o tenista. “É um torneio em que é muito difícil para mim jogar bem, mas estou certo de que vou dar a volta isto e um dia vou jogar em um grande nível aqui.”
Este foi o oitavo encontro dos tenistas e a terceira vitória de Cameron, ex-top 10 e atual número 31 do ranking. Ainda neste ano, eles se encontraram nas quartas de final de Wimbledon, onde Carlitos superou o britânico em sets diretos.
Alcaraz se prepara agora para o ATP Finals e o Final 8 da Copa Davis. Além desses compromissos, ele também fará uma partida de exibição com o brasileiro João Fonseca, em Miami, nos Estados Unidos, em 8 de dezembro.
“Vou tentar me preparar da melhor maneira possível. Primeiro Turim [ATP Finals] e depois a Copa Davis [Final 8], são torneios verdadeiramente importantes. Agora só quero voltar para casa e analisar o que devo fazer. Vou treinar e me preparar para que algo assim não aconteça novamente”, finalizou Alcaraz.






