Carlos Alcaraz voltou a demonstrar instabilidade no saibro do Masters 1000 de Monte Carlo, mas confirmou seu favoritismo nesta sexta-feira, 11, ao vencer o francês Arthur Fils de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/3. O número 3 do mundo garantiu vaga na semifinal do torneio e segue firme em busca de seu primeiro título no Principado.
O confronto, marcado por altos e baixos do espanhol, teve duração de 2h23min. Alcaraz precisou mostrar poder de superação após perder o primeiro set e enfrentar um adversário agressivo e consistente. Fils, 15º do ranking da ATP, chegou a controlar boa parte da partida, mas sucumbiu diante de seus próprios erros: foram 54 erros não forçados, que acabaram facilitando a reação do espanhol.
A vitória coloca Alcaraz em sua terceira semifinal na temporada e o iguala ao italiano Jannik Sinner como o tenista com mais semifinais em Masters 1000 entre os nascidos após o ano 2000 – ambos com dez participações neste estágio. Em caso de título em Monte Carlo, Alcaraz poderá assumir a vice-liderança do ranking mundial.
Na próxima fase, o ex-número 1 do mundo enfrentará o compatriota Alejandro Davidovich Fokina, que avançou com uma vitória tranquila sobre o australiano Alexei Popyrin, por 6/3 e 6/2. Será o segundo encontro entre os dois espanhóis no circuito; no primeiro, em 2022, Alcaraz levou a melhor no saibro de Barcelona.