Ana Luiza Caetano alcançou o melhor resultado individual de sua carreira no Circuito Mundial ao terminar em quarto lugar no Vegas Shoot, uma das competições indoor mais tradicionais do tiro com arco, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, no fim de semana. Logo em seu primeiro campeonato oficial na temporada, a arqueira brasileira apresentou ótimo nível técnico, somou 879 pontos, de 900 possíveis, e brigou pelo pódio até o último instante, quando acabou superada nas flechas de desempate pela alemã Katharina Bauer.
Com o resultado, Ana Luiza superou o nono lugar obtido na etapa de Medellín, na Colômbia, da Copa do Mundo, em 2022, até então sua melhor colocação individual. Além disso, ela se colocou mais uma vez entre as melhores arqueiras do mundo, após ter alcançado as oitavas de final nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
“Esta é a maior competição do mundo em número de participantes e é muito bom competir ao lado de milhares de apaixonados pelo tiro com arco. Foi apenas o meu primeiro torneio internacional da temporada e já consegui mostrar uma ótima consistência. É sinal de que o trabalho está no caminho certo e de que as perspectivas são boas para a sequência do ano”, disse a arqueira de 22 anos, natural de Maricá (RJ), após a competição.
Evento que reúne mais de cinco mil arqueiros do mundo inteiro em diversas categorias, o Vegas Shoot tem um sistema de disputa diferente em relação aos demais campeonatos. Nesta competição, os arqueiros realizam 30 tiros por dia ao longo de três jornadas. Os campeões são aqueles que alcançam o maior somatório após 90 flechas.
Ana Luiza somou 879 pontos no total, tendo liderado a competição no primeiro (294) e último (296) dias. Na sexta-feira, 7, ficou em 12º lugar (289). Resultado que a deixou empatada com Katharina Bauer na terceira posição e a fez disputar um shoot-off no domingo, 9, para definir o pódio da categoria recurvo feminino. A norte-americana Casey Kaufhold ficou com o título, seguida pela francesa Victoria Sebastian.
“Faltou pouco para o pódio, mas a Bauer foi perfeita no shoot-off e acertou os três tiros no 10. Ela é uma excelente arqueira, atual campeã europeia e campeã mundial por equipes em 2023. O importante, para mim, é poder estar sempre enfrentando as melhores do mundo e nessa competição pude fazer isso, terminando na frente de várias atletas de altíssimo nível”, comentou a brasileira, que somou 27 pontos no desempate e viu a adversária ir ao pódio no Vegas Shoot pela terceira vez nos últimos quatro anos.
Vice-líder do ranking mundial, a indiana Deepka Kumari foi uma das arqueiras que acabou superada por Ana Luiza ao longo dos três dias de disputas, assim como a francesa Lisa Barbelin, bronze no individual em Paris-2024. Na classificação geral, a brasileira ainda terminou à frente das mexicanas Ana Paula Vásquez e Alejandra Valencia, medalhistas olímpicas por equipe na capital francesa. Esta foi a terceira participação consecutiva da brasileira no evento em Las Vegas, tendo apresentado ótima evolução em relação aos anos anteriores: 27º lugar em 2023 e 30º, em 2024.
Outro aspecto valorizado por Ana Luiza foi o quarto lugar de Marcus D’Almeida no recurvo masculino, que traz boas perspectivas para o Brasil nas disputas por equipe mista ao longo do ano.
“É extremamente positivo para o nosso País ter dois atletas com bons resultados, porque mostra que temos potencial para brigar por medalhas tanto no individual como por equipe. O Marcus é uma referência para mim e já temos um histórico de conquistas juntos”, afirmou Ana Luiza, relembrando o título pan-americano em 2024 e a medalha de bronze na Copa do Mundo de Medellín, em 2022.
A arqueira brasileira retorna ao Brasil nesta semana e já inicia sua preparação para a etapa da Flórida da Copa do Mundo, que ocorre entre os dias 8 e 13 de abril. Ana Luiza conquistou a vaga na competição após vencer a Seletiva Nacional, em Maricá, no mês de janeiro.