O técnico Arthur Elias analisou o desempenho da Seleção Brasileira diante da Austrália, no penúltimo compromisso da equipe em 2024, e não poupou elogios ao time, ressaltando também os pontos fortes das australianas. Com um ótimo desempenho e mostrando ofensividade, o Brasil venceu a Austrália por 3 a 1, na quinta-feira, 28, no Suncopr Stadium, em Brisbane.
“A Austrália tem uma capacidade muito grande nesse jogo de transições e velocidade. Estamos construindo isso também na Seleção Brasileira, mas por ser um final de temporada para a grande maioria das nossas jogadoras, eu fiquei muito contente por elas conseguirem suportar essa intensidade e a gente fazer um trabalho coletivo usando todas as trocas, para que a equipe mantivesse e conseguisse enfrentar essa intensidade da Austrália”, disse Arthur Elias.
“Como eu disse, as 11 titulares que entraram estão em final de temporada e isso gera, obviamente, um desgaste, mas conseguimos fazer um jogo consistente e tivemos mais chances de gols, com uma dedicação muito grande das jogadoras. Elas estão de parabéns pelo que conseguiram”, completou.
O treinador também comentou sobre a renovação da equipe. Para ele, é necessário dar oportunidade para atletas que ainda não haviam tido espaço na seleção, mas são muito talentosas.
“Temos a ausência de algumas jogadoras e isso se deve a fatores como lesão, mas também por escolha em relação ao que precisamos fazer na Seleção Brasileira daqui para a frente. Queremos dar oportunidade para outras jogadoras, porque o Brasil tem muitas atletas jovens e talentosas”, afirmou.
Ainda sobre o potencial das jogadoras, Arthur reforçou que deseja formar uma equipe competitiva pensando na Copa América de 2025 e, consequentemente, na Copa do Mundo, que será sediada pelo Brasil, em 2027.
“O meu objetivo é contar com todas as atletas do futebol brasileiro que têm qualidade e conhecimento para vestir a camisa da seleção e, independentemente dos nomes, a nossa equipe tem que ser sempre muito competitiva. O grupo que vai para a Copa do Mundo será decidido daqui a três anos apenas, então precisamos entender e aproveitar o potencial das nossas jogadoras desde já”, finalizou.
O último compromisso da Seleção Brasileira em 2024 será no domingo, 1, às 5h45 (horário de Brasília), no CBUS Stadium, em Gold Coast, na Austrália.
*Com Confederação Brasileira de Futebol