O tênis mundial ganhará um novo palco em breve. A ATP confirmou nesta quinta-feira, 23, a criação de um torneio Masters 1000 na Arábia Saudita, em parceria com a SURJ Sports Investment, empresa ligada ao fundo soberano saudita Public Investment Fund (PIF). O evento está previsto para estrear em 2028 e marca a primeira expansão da categoria Masters 1000 em mais de três décadas.
E a introdução do torneio pode provocar um choque de calendário direto com a América do Sul. O evento saudita deve acontecer em fevereiro, período que coincide com o calendário do Rio Open, maior torneio sul-americano de nível ATP 500. Embora as datas exatas do novo Masters 1000 ainda não tenham sido confirmadas, especula-se que a competição possa ocorrer no início de fevereiro, ampliando a disputa por jogadores.
“A ATP e a SURJ Sports Investment, uma empresa da PIF, anunciam o lançamento de um novo torneio ATP Masters 1000, que será sediado na Arábia Saudita. Na primeira expansão da categoria de torneios, a Arábia Saudita se tornará a décima sede do ATP Masters 1000, juntando-se aos nove torneios existentes em Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai e Paris. O torneio saudita começará já em 2028”, informou a ATP.
O novo Masters 1000 é parte da estratégia do governo saudita de transformar o país em um pólo esportivo global. Após investir pesado em futebol, automobilismo, golfe e boxe, o PIF agora mira o tênis como vitrine de modernização e diversificação econômica.
Trazer um evento Masters 1000 para a Arábia Saudita é um grande passo para o tênis na região”, disse Bander Bin Mogren, presidente da SURJ Sports Investment. “Temos orgulho de liderar esse esforço com nossos parceiros e estamos comprometidos em realizar um torneio que deixe um legado duradouro para o esporte. Este anúncio destaca a ascensão da Arábia Saudita como um importante destino para o esporte de classe mundial e fortalece nossa ambição de apoiar atletas, fãs e a comunidade do tênis em geral nos próximos anos.”






