Carlos Alcaraz iniciou a caminhada rumo ao terceiro título consecutivo de Wimbledon em um duelo disputadíssimo contra Fabio Fognini nesta segunda-feira, 30. O espanhol sofreu na quadra central do All England Club, mas fez valer o favoritismo e superou o experiente italiano em uma batalha de cinco sets com parciais de 7/5, 6/7 (5), 7/5, 2/6 e 6/1.
Essa foi apenas a terceira vez na Era Aberta que um atual campeão precisou de cinco sets na estreia em Londres. Apesar das dificuldades ao longo de 4h37 de partida, Alcaraz brilhou nos momentos de pressão na reta final e manteve a invencibilidade contra Fognini, a quem já havia vencido duas vezes no Rio Open.
“Jogar a primeira partida na quadra central nunca é fácil”, disse Alcaraz após o confronto. “Tenho jogado muito bem na grama, mas Wimbledon é especial. Consigo sentir a diferença entre Wimbledon e os outros torneios. Tento jogar o melhor que posso, mas diria que poderia ser melhor. Preciso melhorar”, avaliou .
O triunfo na primeira rodada ampliou o ótimo momento do número 2 do mundo. Alcaraz mantém agora uma sequência de 19 vitórias consecutivas na temporada e chegou ao seu 30º triunfo na grama, onde sofreu apenas três derrotas na carreira.
Na próxima fase, o espanhol enfrentará o britânico Oliver Tarvet, de 21 anos, que disputa seu primeiro Grand Slam e surpreendeu ao derrotar o suíço Leandro Riedi com triplo 6/4. Tarvet ocupa apenas a 733ª posição no raking e nunca enfrentou um tenista do top 100.