Após uma longa espera, o Camp Nou está de volta. Nesta quarta-feira, 25, o Barcelona confirmou para o dia 10 de agosto o retorno à sua casa, que está parcialmente reformada, para o Troféu Joan Gamper, tradicional partida amistosa que marca o início da temporada do clube catalão.
A equipe do técnico Hansi Flick vinha mandando os jogos em Barcelona no estádio Olímpico de Montjuic. Na temporada 2024/2025, os catalães faturaram o título da Copa do Rei, Campeonato Espanhol e chegou à semifinal da Liga dos Campeões jogando fora de sua casa.
As obras no Camp Nou começaram em junho de 2023, com a primeira previsão de entrega para novembro de 2024. O prazo inicial não foi cumprido e chegou a ser estendido até fevereiro deste ano, mas novamente não foi atendido.
Segundo o clube, as obras ainda devem se estender ao longo da próxima temporada, para a conclusão da nova terceira arquibancada, a instalação da cobertura, o duplo anel VIP, a adaptação de alguns espaços interiores e urbanização no exterior do local.
A expectativa é que o Camp Nou possa receber 105 mil pessoas quando finalizado, superando sua antiga capacidade de 99.354 lugares.
O novo estádio também é um potencial candidato a receber a final da Copa do Mundo de 2030, que será sediada por Espanha, Portugal e Marrocos, além de jogos que serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.