O melhor resultado do judô brasileiro no sexto dia do Mundial de Judô veio com Beatriz Freitas e Karol Gimenes, que ficaram em sétimo lugar no peso meio-pesado feminino (-78kg). Nesta quarta-feira, 18, as duas chegaram até a repescagem e foram superadas por atletas de China e Japão, encerrando a estreia na competição entre as mais bem colocadas da categoria.
Quem entrou no tatame primeiro foi Karol, que teve pela frente a polonesa Beata Pacut-Kloczko. Ela conseguiu um yuko aos dois minutos de luta e segurou o resultado até o cronômetro zerar.
Na rodada seguinte, a brasileira passou pela francesa Fanny Estelle Posvite, de quem havia perdido na disputa pelo bronze no Grand Slam de Tbilisi, em março. Karol abriu com um yuko ainda nos primeiros segundos do confronto, mas viu a adversária igualar o placar. No golden score e mesmo pendurada com duas punições, ela conseguiu um novo yuko para finalizar o combate e avançar às quartas de final.
Na luta, veio Patricia Sampaio, atual campeã europeia e líder do ranking mundial. Karol saiu atrás, levando um yuko aos 13 segundos, mas conseguiu igualar o placar com outro yuko. No golden score, a portuguesa chegou a ficar pendurada nas punições, mas encaixou uma projeção na brasileira e a derrubou em yuko, mandando-a para a repescagem. Karol então enfrentou a japonesa Kurena Ikeda, que conseguiu um yuko e não deu abertura para a brasileira reverter a pontuação.
Essa foi a estreia de Karol Gimenes em um Campeonato Mundial. Com a sétima colocação, ela vai receber 520 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) e deve aparecer no top 15 na próxima atualização.
“Estou muito feliz de ter chegado até aqui, mas eu queria mais. Estou pronta para mais, só que no alto rendimento um erro pode custar muito. Mas a gente tem que seguir em frente, tem que levantar a cabeça, continuar trabalhando. Vou voltar mais forte, e hoje aqui ficou aquele gostinho que dá. Saio daqui mais confiante”, falou Karol.
Ainda no -78kg, o Brasil teve Beatriz Freitas. Também estreante em Mundiais, a paulista de 23 anos passou por duas adversárias nas rodadas preliminares e teve revés nas quartas e na repescagem.
Primeiro, ela venceu a indiana Ishroop Narang com dois yuko e um ippon por imobilização. Depois, nas oitavas, passou pela britânica Emma Reid, número 8 do mundo e bronze no último Mundial, virando o placar de um yuko contra para um waza-ari de vantagem.
Já nas quartas, Bia foi projetada em yuko pela eslovena Metka Lobnik, não conseguindo reverter o resultado, e, na repescagem, foi imobilizada até o ippon pela chinesa Zhenzhao Ma, bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e vice-campeã mundial em 2022.
Com a sétima colocação, a brasileira vai receber 520 pontos no ranking IJF e deve aparecer no top 20 na próxima atualização.
Despedida precoce
O Brasil ainda teve Leonardo Gonçalves (-100kg) no tatame nesta quarta. Cabeça de chave, ele folgou na primeira rodada e estreou direto contra o cazaque NurlyKhan Sharkhan, vencendo com três yuko e um waza-ari.
Já na luta seguinte, Léo teve pela frente Seheon Kim, que chegaria mais tarde à semifinal da categoria. Os dois começaram levando punições por soltar a pegada, e depois Kim levou uma nova punição por se jogar ao chão quando o brasileiro estava com a pegada firme nas costas. Mas, em seguida, o coreano conseguiu encaixar um ippon e encerrou o combate.
Léo volta a competir nesta sexta-feira, 20, na competição por equipes mistas, formato em que foi medalhista de bronze nos Jogos de Paris-2024.
Mas, antes disso, o Brasil ainda terá mais dois representantes em ação no Mundial, nesta quinta-feira, 19, último dia de disputas individuais. No feminino, a campeã olímpica Beatriz Souza (+78kg) terá pela frente a angolana Crisalyn Rodrigues, na primeira rodada. Já no masculino, Rafael Buzacarini (+100kg) estreia contra o russo Tamerlan Bashaev, que luta pela bandeira da Federação Internacional de Judô.
Veja os resultados do Brasil no Mundial até o momento:
PRATA – Daniel Cargnin (-73kg)
BRONZE – Shirlen Nascimento (-57kg)
5º LUGAR – Michel Augusto (-60kg)
5º LUGAR – Rafaela Silva (-63kg)
5º LUGAR – Nauana Silva (-63kg)
7º LUGAR – Beatriz Freitas (-78kg)
7º LUGAR – Karol Gimenes (-78kg)
*Com Confederação Brasileira de Judô