Beatriz Haddad Maia conquistou neste domingo, 22, seu primeiro título em 2024. Na final do WTA 500 de Seul, a tenista brasileira se recuperou de um início ruim contra Daria Ksatkina, número 13 do mundo, para vencer por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/4 e 6/1.
Bia já tinha vencido a rival em duas oportunidades, mas perdeu o duelo mais recente, na semifinal de Abu Dhabi neste ano. A vitória em Seul confirma a boa fase da brasileira, que venceu 12 das suas últimas 14 partidas. Ela foi vice campeã em Cleveland e chegou as quartas de final do US Open, seu melhor resultado na carreira.
O título vai fazer Bia chegar mais próxima do Top 10, atualmente ela é a 17ª do mundo. Na próxima divulgação do ranking ela deve aparecer na 12ª posição.
A brasileira mostrou muita força mental para se recuperar de um primeiro set muito ruim e que durou apenas 26 minutos. O domínio da russa parecia que ia se manter no segundo set, quando começou abrindo 2 a 0.
Bia, no entanto, conseguiu se recuperar para empatar por 3 a 3. A brasileira ainda salvou um break point no nono game e uma punição por ter excedido o tempo de saque, mas confirmou o serviço e depois conseguiu quebrar o da russa para fazer 6/4.
No set final, a dominância foi da brasileira, que chegou a conseguir salvar um triplo break point, mas depois disso não teve problema para fechar o set por 6/1 e garantir seu primeiro título em 2024, seu quarto na carreira.