Bola parada nos campeonatos de clubes, a Data Fifa entra em cena para desespero de quem não tem a menor paciência para jogos de seleções. No Brasil, especificamente esta Data Fifa foi antecedida por uma briga de bastidores para ver qual clube teria vantagens sobre outro.
Foi o caso do embate Corinthians x Flamengo. O Flamengo pleiteou mudança na data dos jogos de volta da Copa do Brasil para poder contar com os seus principais jogadores, emprestados às seleções nacionais. O Corinthians foi contra, pensando que poderia obter a vantagem de enfrentar o rival enfraquecido.
O futebol brasileiro é uma máquina interminável da “arte” de obter vantagens a qualquer custo de um rival. Começa nas odiosas e constrangedoras simulações de faltas dos jogadores em todo e qualquer jogo, passa por em qual dia jogar depois da Data Fifa e neste fim de semana vimos outra modalidade de esperteza colocada a cabo: a bola murcha.
Já havia acontecido no jogo entre Corinthians x Flamengo na Neo Química Arena. Time da casa em vantagem e misteriosamente as bolas voltavam murchas das mãos dos gandulas. Tudo para que o time à frente no placar pudesse ganhar mais alguns minutos.
Naquela ocasião, absurdamente ninguém foi punido. Aí as portas foram abertas para que o método fosse repetido e não será nada estranho que vire mais uma praga do nosso futebol.
No sábado aconteceu em Cuiabá. O dono da casa, ameaçado de rebaixamento, vencia a partida por 2 a 0 e misteriosamente uma, depois outra, outra e outra bola voltaram murchas das mãos dos gandulas para o campo.
O Cuiabá se eximiu de culpa dizendo que a responsabilidade pela calibragem das bolas é da arbitragem. Perdido, o árbitro Anderson Daronco tentou botar ordem na casa dando dez minutos de acréscimo ao final. Pouco adiantou. Mais do que as bolas do campo, a bola que o São Paulo jogou não o credenciou a nada mais do que a derrota, que efetivamente aconteceu.
Mas a semente de mais uma pilantragem, semeada no jogo Corinthians x Flamengo já floresceu com sucesso em Cuiabá x São Paulo. O futebol brasileiro é movido por esse tipo baixo de trapaça.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.