Pela primeira vez em sua curta carreira na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto se classificou na oitava posição do grid e vai largar na quarta fila para o GP da Áustria, neste domingo, 29. Vencedor da prova da F2 no ano passado, ele se aproveitou do fato de conhecer e gostar da pista do Red Bull Ring e teve um excelente desempenho neste sábado, 28, passando bem pelo Q1 e Q2 e avançando de forma inédita ao Q3.
Apesar da alegria com o resultado da classificação, o brasileiro analisou seu desempenho e disse que não fez uma volta perfeita no Q3.
“Bom, primeiro de tudo, tenho de ser grato. Estou no Q3, e é importante a gente ser grato às conquistas que a gente alcança. A minha volta poderia ter sido um pouquinho melhor, mas olhando os tempos, fiquei 0s2 atrás do [Max] Verstappen. Então, sei lá, não sei se conseguiria ser mais rápido do que aquilo, mas a volta não foi perfeita. Acho que nem cheguei a melhorar a volta do Q2. Fiquei um pouquinho dianteiro nesse último jogo [de pneus], mas faz parte”, comentou Bortoleto em entrevista a Mariana Becker, da Band e do BandSports.
E Gabriel estava certo. No Q3, o tempo que lhe garantiu a oitava posição no grid foi de 1min05s132, marca acima do 1min05s123 do Q1 e do 1min04s846, do Q2. Se tivesse ao menos repetido o desempenho do Q2, ele largaria em sexto na Áustria.
Mesmo sendo bastante autocrítico, Bortoleto não deixou de celebrar o feito e ainda agradeceu o trabalho da equipe Sauber durante a classificação.
“Estou muito feliz. Foi a primeira vez também que entrei no Q3, então não sabia o ajuste exato que deveria fazer no carro. Na primeira vez falei ‘será que eu mudo alguma coisa ou não?’ Decidi manter tudo igual, mas estou feliz”, falou ele.
“A equipe fez um ótimo trabalho hoje ao me colocar nas posições corretas na classificação. E a gente conseguiu fazer um ótimo resultado. Primeira vez no Q3 para esse ano”, emendou Gabriel, que comemorou com o time pelo rádio e disse que espera que este Q3 seja o primeiro de muitos.
Largando ao lado de Verstappen e em uma posição nova para ele, Bortoleto projetou a corrida deste domingo e espera ter um bom desempenho.
“A corrida é longa, depende de muitas coisas, a gente sabe que tem de dar um passinho para frente, mas quem sabe com as atualizações o carro aguente um pouquinho mais na corrida”, avaliou.
“Acho que [Andrea Kimi] Antonelli, ali com a Mercedes, é um carro que a gente sabe que é bom de corrida, mas vou tentar o máximo para mantê-los atrás e tentar até ganhar uma posição, talvez a do [Liam] Lawson, que começa em sexto”, finalizou Bortoleto.
O GP da Áustria acontece neste domingo, às 10h, com transmissão da Band. O BandSports exibe a reprise da prova às 20h.