Gabriel Bortoleto encerrou seu ano de estreia na Fórmula 2 da melhor maneira possível: com o título da categoria. A temporada começou de forma claudicante para o brasileiro, mas ele deu a volta por cima e com atuações consistentes foi se recuperando até se tornar campeão na manhã deste domingo, 8, após chegar em segundo na corrida principal em Abu Dhabi.
Em entrevista logo depois da prova, Bortoleto fez questão de agradecer o apoio e dedicou o título à torcida brasileira.
“Muita gente desconfiou e disse que eu não ia conseguir quando eu estava na FRECA, e eu ganhei a F3 e a F2 seguidas, então isso mostra que o brasileiro nunca desiste. A gente tem muita resiliência, a gente é um povo que supera qualquer barreira, então obrigado a todos os brasileiros e a todo mundo que me ajuda, me apoia, nas redes sociais, quando me vê em pessoa”, falou Gabriel.
“Esse título é para vocês. Mais para vocês do que para mim mesmo, porque isso mostra o quanto o Brasil é forte. E eu vou voltar a representar vocês na Fórmula 1”, emendou Bortoleto, que vai ser da Sauber a partir do ano que vem, tornando-se o primeiro brasileiro a disputar o mundial de F1 desde Felipe Massa, em 2017.
A corrida
A prova deste domingo prometia ser um duelo particular entre os postulantes ao título, com o brasileiro da Invicta saindo em segundo e Isack Hadjar logo atrás, em terceiro. Bortoleto fez uma largada perfeita e pulou na ponta, enquanto o francês ficou parado e seu carro foi retirado da pista. Mas ainda era cedo para comemorar, o piloto da Campos Racing voltou para a corrida e, embora ele estivesse mais de uma volta atrás, foi preciso esperar o fim da prova para soltar o grito de campeão.
A partir de então o paulista de 20 anos controlou a corrida, fez as ultrapassagens necessárias depois de trocar os pneus e confirmou o tão esperado título, terminando a temporada com 214,5 pontos, contra 192 de Hadjar.